19 de mar. de 2012

Cada peça artesanal tem seu tempo e sua inspiração.


Hoje eu venho trazer um beijo especial a todas as arteiras, artistas, artesãs e artesãos, por hobby ou profissão, em comemoração ao Dia do Artesão. 
Felizmente muitas pessoa reconhecem e apreciam os trabalhos artesanais, dando a eles lugares especiais em suas casas, carros, festas, escritórios, enfim em suas vidas.
Para muitos, e até no dicionário, considera-se artesão aquela pessoa  tira sua renda com o trabalho manual que exerce através da venda de suas peças. Eu discordo e acho que podemos chamar de artesão, não somente quem exerce o ofício como profissão mas também a todos que com prazer, carinho e destreza criam peças únicas e exclusivas através de suas mãos, mesmo que seja para presentear ou doar.
Abaixo uma pequeno resumo da pesquisa que fiz sobre o assunto:



Artesão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artesão é o profissional, em geral sem formação técnica, que trabalha individualmente na produção de ofício manual (artesanato) e aí obtém a sua renda.
Considerando a forma de produção, o artesão pode ser:
*Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor ingênuo (arte naif) etc.
*Artesão-artesão: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitário das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza. Cerâmica ornamentada produzida manualmente com ou sem torno de pé.
*Artesão semi-industrial: é aquele que trabalhando a partir de moldes ou e de outros processos semi-industriais reproduz dezenas de peças iguais. Ex: peças utilitárias de cerâmica produzidas de forma semi-industrial (tigelas, jarros, jóias, potes etc).

Se você se encaixa em um desses itens,  receba meu abraço super caprichado e carinhoso por esse dia.

Parabéns a todas (os)!


7 comentários:

escutaessa.blogspot.com disse...

Oi
Adorei o seu blog e já estou te seguindo.
Sou BU 1310 e aguardo sua visitinha lá no meu blog :)
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa

Soraia Melo disse...

oi minha querida, espero que tenha tido um dia maravilhoso!
E fazer coisinhas pra baby é muito gostoso :)
beijinhos e bom final-de-semana pra vc, viu?
*Ü*

Rosa Amélia Tofani disse...

Oi Jac, tudo bem?
Seus trabalhos são lindos. Parabéns e sucesso. Amei passear aqui e conhecer seu blog. Sou da turma blogueiras unidas e já estou seguindo vc.
Grande beijo.

Claudia disse...

Olá querida, te indiquei para participar de uma brincadeira entre blogs.
http://claudia-diaadia.blogspot.com
é só ir no marcador = pensamentos

LUCIANA BUENO VALENTE disse...

Olá garota! Passei por aqui para te convidar, à participar de nosso Super Sorteio. Nele contém: 1 estojo com 18 pincéis para maquiagem, 1 demaquilante da NYX, esmaltes e kit carimbo para unhas. Conto com sua participação!!! (www.lupapodemulher.blogspot.com)
Ah! Também quero dizer que adorei seu blog. Achei muito bonito e criativo. Parabéns! Resolvi até te seguir... se puder retribuir, ficarei muito grata!

Blogs Eloyza Reis disse...

Ola...
que linda sua maquina...tenho uma mas nada nada que ver com a sua kkkk
Vou te seguir e ver o que andas fazendo com ela.
Beijos
Eloyza Reis
B.U. 929

Unknown disse...

ola Jac...adorei tdo oque vi aqui...muito lindo seu trabalho..adorei de ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...